Na indústria madeireira, a preservação de madeiras é definida, basicamente, como o conjunto de produtos, métodos, técnicas e pesquisas destinadas a alterar, medir ou estudar a durabilidade da madeira. Através da aplicação de produtos químicos, visa-se impedir a degradação física, química ou, principalmente, a deterioração biológica do material lenhoso.
Diante desse contexto, a preservação química é a forma mais comum e eficiente na prevenção por ataque biológico.
A madeira preservada sob pressão com o agente químico CCA é uma alternativa ecológica e responsável para a construção civil e a agricultura.
Quando o processo industrial de preservação é realizado corretamente, de acordo com as recomendações do responsável técnico, as peças tratadas são limpas, inodoras e seguras para serem utilizadas numa ampla variedade de aplicações.
A madeira tratada, tanto de eucalipto quanto de pinus, apresenta grande durabilidade. Este fator é diretamente dependente da aplicação e/ou destino que se dá a peça.
Respeitando-se os fatores técnicos na preservação da madeira, a sua secagem e cura, aliados a aplicação consciente e responsável da madeira tratada, sua durabilidade pode variar entre 10 e 30 anos.
No entanto, é de suma importância destacar que a madeira preservada em autoclave está imunizada de agentes xilófagos e fungos de apodrecimento, ou seja, contra agentes biológicos.
A madeira preservada não solta produtos ou vapores tóxicos se for lavada ou aquecida, mas pode se tornar tóxica quando, inadvertidamente, for consumida por via direta ou indireta.
Para isso, seguem algumas recomendações importantes:
– Não usar madeira tratada sob nenhuma circunstância onde partículas de madeira possam tornar-se componentes da comida ou ração animal, como tábuas de cortar carne, talheres de madeira, palitos, cochos para animais, tonéis, revestimento interno de solos.
– Não queimar a madeira tratada em churrasqueiras, lareiras, fornos de comida ou aquecedores residenciais. Quando queimada, a madeira tratada pode desprender produtos tóxicos na fumaça e nas cinzas.
– A madeira tratada pode ser utilizada em ambientes internos de residências, sendo que, toda serragem e fiapos de madeira sejam limpos após o acabamento da peça.
– Evitar inalação frequente ou prolongada de poeira de madeira tratada. Usar máscaras quando lixar ou serrar as peças de madeira.
– Após o trabalho com madeira tratada, sempre lavar bem as mãos e o rosto quando comer, beber ou fumar.
Respeitando todas as orientações, a madeira tratada é a melhor alternativa e a mais duradoura para você realizar sua construção, cultura agrícola, área de lazer, etc.
A madeira tratada da Conserve é renovável, sustentável e respeitosa com o meio ambiente e com você, nosso cliente.